ESTOU EDITANDO ISSO TODOS OS DIAS
"Amigo? Aí foi isso que eu entendi? Ah não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça aos demais. Amigo, para mim, é só isto: a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual, o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar saber o por quê é que é."
(João Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas)
À Jesus Cristo, O Cara acima de todos os caras.
À minha mãe, Ceiça, pelo afeto, exemplo e amizade.
À meu pai, Zé da Padaria, mecena incondicional, motivo de orgulho.
Ao meu irmão, Lucas, bróder e parceiro.
Às minhas madrinhas, vó Lourdes e vó Maria.
À memória de meu tio João e meus avôs, Pedrão e Custódio. À memória também do meu tio-avô Tatão que deixou tantas saudades.
A todos os meus familiares consanguíneos (porque pra mim, amigo é família também), em especial:
Meu Tio Donda, que me ensinou a ler através dos quadrinhos (X-men, Homem Aranha, Batman...), despertou meu interesse pela leitura e me viciou nos jogos eletrônicos que de alguma forma são parte do que eu tenho por identidade.
Minha Tia Tidinha, que me amamentou e cujos filhos, Henrique, Tiago e Nathan, são os meus primos mais queridos, companheiros mesmo e que, mesmo que eu não esteja presente com eles, tenho uma consideração muito grande.
Meu tio Márcio e meu tio Tobias, que sempre estiveram tão presentes.
Meus primos do Rio de Janeiro: Carlitos, sua esposa Jandira e seus filhos Rodrigo e Carolina. Não tem nem explicação o que uma relação de compadres (meu pai e Carlito) é capaz de aproximar.
Meu primo, também carioca, Douglas Alan.
Meus tios-avós candangos Luzia, pelo afeto desde que nasci, e Nicanor, pelo exemplo e carinho pelos parentes mineiros. Aos filhos do Tio Nicanor, Gracieth, Macklaine e Gagá, grandes amigos, e a filha da Gracieth, Karoline.
Aos mestres e amigos, Juarez Dayrell, Mario Fuks e Carlos Ranulfo. Professores que me ensinaram dentro e fora de sala de aula e que me deram oportunidades de tentar desenvolver minhas aptidões e habilidades na universidade e trilhar o tortuoso caminho das Ciências Sociais.
Aos Huevos: Fegemo, Poser, Cayo, Leite, Paschoal e Tupas. Broders mesmo no sentido mais fóda que essa palavra tiver. Se eu não tivesse entrado no Pitágoras e conhecido vocês há 9 anos atrás, sei lá o que seria de mim agora.
À Mercaptan, meu grupo de RPG que acompanhou desde que eu estava no segundo ano: Elder, Murdock, Cris. E aos novos integrantes: Dani e Chico.
À amizade - o antológico Balu Mágico: André Drummond, Bruno Malaco, Fabrício Empadinha, Túlio Fleury, Daniel Sloth, Rodrigo Nugget, Alisson, Cobain, e claro, não menos importante, ao Balu. Pessoas da milhooor qualidade, exemplos de profissionais, exímios atletas, enfim, grandes amigos na UFMG.
À todos os camaradas da FAFICH que foram companheiros de jornada na vida acadêmica e sempre estiveram presentes apoiando de alguma forma(sem ordem específica, porra): Laís Jabace, Zé, Diogo Carioca, Léo, Lívio, Silvio, Ana Luísa, Amanda Horta, Raquel Guilherme, Natália Bueno, Vinícius, Priscila, Cinthia Barros, Marina Brito, Breno Cypriano, Felipe Nunes, Fred, e (eu vou lembrando e colocando aqui).
Companheiros do SOL por acreditarem junto comigo em um projeto tão bacana e ajudarem a concretizá-lo na luta do dia-a-dia: Laís, Luiz, Ícaro, Isabela, Ana Amélia, P.A., Leo Taveira, Priscila, Denise, Paula e tantos outros.
Amigos da Gestão Equilíbrio que dividiram momentos de tensão e alegria no CACS entre 2007-2008, entre processo de matrícula, cursos de metodologia, semana de Ciências Sociais, movimentos contra truculência na UFMG, REUNI, reuniões secretas varando as noites e nos finais de semana para decidir as coisas. Levo vocês comigo: Helga sempre amável, Luís Chefe, Bruno Jesus, Roberto, Alice, Malu, Aninha, Analice e Nayara.
À atual gestão do CACS (Práxis), pelo apoio que possibilitou esta formatura: Matheus Cherem, Priscila, P.A., Junior, Isabela, Gabriel, Alysson, Ana Amélia, Sofia Repoles, Sofia Rodrigues, Bruno, Maria, Binha e todos que compõem a atual gestão.
À memorável Cantina.
À todos da TV UFMG.
Aos amigos Naiara, Jorge, Todd, Tapas, Jaime e família, Margareth, Eliane.
À todos da TV UFMG.
Aos amigos Naiara, Jorge, Todd, Tapas, Jaime e família, Margareth, Eliane.
Aos amigos do AnimEmotionBH. Por tudo que me ensinaram e compartilharam comigo na esperança que continuemos a conversar, trocar idéias, nos divertir e passar um tempo juntos. Suzan, CarolKawaii, MestreKame, Kari, Amaral, Duo, widner, Rafa-chan, ATM_yUe, Kaxassa, SonicBlade, felinos, luchii, Robô, gordo, Tio (Tanaka, Rozen, Vincent), catymorreu, Borodon, Ruana, Lehefir, Kilikina, vMetalBR, Skald, tikrey, zaen, Xaxin, Zangetsu, Mel, Kenshin, P-chan, Anne, Anasick, hthaaa, Iara, saviorseph, Tsukawaii, Shinta, Priss, Dujour, Choggo, gueropa, dankun, Shark, Chrono, Marcelão, Sano, Tio Holy e todos os que eu provavelmente esqueci, mas sabem que tenho o maior apreço.
À Marx, Weber e Durkheim.
Ao Lula, o presidente que tive a oportunidade de acompanhar as mudanças por este país e pela intensa valorização ao ensino superior e ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, notavelmente nas ciências sociais.
Ao CNPq e à FAPEMIG, instituições de fomento a pesquisa, ensino e extensão do ensino superior brasileiro que deram possibilidades para que eu pudesse explorar minhas potencialidades e desenvolver os trabalhos ao longo de toda minha formação.
À Tolkien, Blind Guardian, Sony e Nintendo.